Poupança continua sendo o investimento preferido dos brasileiros que guardam dinheiro.
Levantamento realizado pela Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, mostra que um em cada 3 brasileiros investe em produtos financeiros, com destaque para as classes A e B.
Além disso, o estudo revelou que poupança, conhecida por ser um investimento de baixíssimo risco, é a opção de 23% da população que guarda recursos.
Já os fundos de investimento são preferidos por só 3% dos poupadores; 2% preferem aplicar em ações na bolsa de valores, mesmo percentual dos que escolhem os títulos privados e também daqueles que investem prioritariamente em moedas digitais ou criptomoedas.
5% dos brasileiros até poupam dinheiro, mas em nenhuma aplicação específica, e 61 em cada 100 habitantes do nosso país não tem nenhum tipo de reserva financeira.
Entre os motivos para guardar dinheiro, os mais comuns são comprar a casa própria, manter uma reserva financeira e abrir o próprio negócio.
O estudo também revelou que, no momento de fazer, efetivamente, uma aplicação financeira, a maioria dos investidores ainda vai pessoalmente ao banco continua: 51% das pessoas que aplicam recursos o fazem de forma presencial. Já os aplicativos dos bancos são usados por 42% das pessoas e os sites por 13%.