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Pedágio 'free flow' no interior de SP

Saiba quando começa e como funciona novo tipo de cobrança

Pedágio 'free flow' no interior de SP
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Concessionária anunciou novidade tecnológica na SP-333 a partir do segundo semestre, entre os municípios de Jaboticabal e Itápolis.

Um trecho da Rodovia Carlos Tonani (SP-333) que liga os municípios de Jaboticabal (SP) e Itápolis (SP), no interior de São Paulo, deve contar com um sistema free flow de pedágio, ou seja, sem cancelas, a partir do segundo semestre deste ano, segundo a concessionária EcoNoroeste.

No interior de São Paulo, essa deve ser uma das primeiras áreas a adotar o modelo de pagamento com reconhecimento automático dos carros, em que os motoristas não precisam parar em praças de cobrança.

O sistema free flow, já utilizado na Rio-Santos (BR-101), que liga o litoral norte de São Paulo ao Rio de Janeiro, e desde 2023 de forma experimental em Monte Sião (MG), também está previsto em outras concessões, como no leilão que irá ceder estradas que ligam o Alto Tietê ao litoral paulista pelo Governo de São Paulo à iniciativa privada.

Como funciona o sistema e onde ele vai funcionar?

Em substituição às tradicionais praças com cancelas, o sistema free flow se utiliza de pórticos instalados acima do nível dos carros que automaticamente os identificam por meio de câmeras, sensores e antenas, sem que seja preciso reduzir a velocidade de deslocamento.

Essa identificação é feita tanto pela placa do veículo quanto pela TAG - quando há - de empresas que fazem a cobrança, além de reconhecer o tipo de veículo - seja carro, caminhão ou moto - e o número de eixos, inclusive em condições de baixa visibilidade.

Na SP-333, que contempla as rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari, haverá dois locais de cobrança:

 

  • em Itápolis, no quilômetro 179, no sentido Leste (para quem vai em direção a Jaboticabal)
  • em Jaboticabal, quilômetro 110, no sentido Oeste (para quem vai em direção a Itápolis)

Sistema free flow Lote Litoral Paulista — Foto: Divulgação/Artesp

Como é feito o pagamento?

 

Quem já conta com a TAG de pagamento automático terá o lançamento da cobrança na fatura do serviço, como já ocorre hoje.

Quem não conta com nenhuma TAG será identificado pela placa e terá 15 dias para fazer o pagamento pela internet, por aplicativo no celular, totem de autoatendimento nas rodovias ou pelo WhatsApp, no 0800 326 3663.

A falta de pagamento no prazo resulta em multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Quais as vantagens do free flow?

De acordo com a concessionária, a substituição do atual sistema de cobrança tem uma série de benefícios para os usuários das rodovias:

  • segurança: menos frenagens reduzem as chances de colisões traseiras;
  • economia de tempo: sem redução de velocidade, o trânsito tende a ter maior fluidez, especialmente em feriados e fins de semana;
  • tarifas menores: quem dispõe das tags terá descontos nas tarifas;
  • redução de impacto ambiental: menos paradas e uma menor utilização da marcha lenta nos automóveis diminui a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível.
FONTE/CRÉDITOS: g1

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