O Novorizontino é, de longe, o maior derrotado da 38ª rodada da Série B. O Tigre do Vale iniciou o domingo como o terceiro colocado da competição, dependendo das próprias forças para subir para a elite do Brasileirão. Um simples empate serviria para confirmar o acesso, mas o time perdeu para o Goiás, na Serrinha.
É o segundo ano seguido que o Aurinegro de Novo Horizonte fica a um ponto da Série A do Brasileiro. A diferença é que em 2023 o clube fez sua parte, mas a virada do Atlético-GO sobre o Juventude, impediu o acesso do time paulista, que havia vencido o Criciúma.
Em 2024, o Novorizontino entrou no G-4 na 18ª rodada e saiu nos minutos finais da 38ª. Também foram nove rodadas seguidas na liderança, entre a 22ª e a 30ª.
Nos três jogos finais desta edição, o Tigre fez apenas um ponto, no empate com o Paysandu e nas derrotas para Operário-PR (em casa) e Goiás.
Contra o Esmeraldino, o gol da derrota saiu aos 37 minutos do segundo tempo com Paulo Baya. O Goiás apenas cumpria tabela. Como o Ceará não conseguiu vencer o Guarani, apenas o empate seria necessário para o Aurinegro subir.
Seis minutos antes de sofrer o gol, o Novorizontino teve a chance com Neto Pessôa, que perdeu uma oportunidade inacreditável.
O Tigre teve os mesmos 64 pontos do quarto colocado Ceará, mas teve uma vitória a menos (18 x 19), além de um saldo inferior (12 x 18). O Aurinegro vira a chavinha para a temporada 2025, quando disputará o Paulistão, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro.
Após a derrota na Serrinha, o técnico Eduardo Baptista não participou da coletiva de imprensa. Foi a primeira vez em toda a competição que o treinador não deu entrevista. Quem chamou a palavra foi o presidente Genilson Rocha Santos.