Um fator interno pode causar uma dificuldade maior para a direção do Santos definir o nome que irá substituir Odair Hellmann, demitido na última quinta-feira, no comando do time profissional. Em ano eleitoral, o futuro treinador não deverá ter um contrato longo com o Peixe.
O presidente Andres Rueda terá, ainda, pouco mais de seis meses à frente do clube. O mandatário já declarou em outras oportunidades que não deverá concorrer à reeleição. Com isso, é certo que o Peixe terá um novo presidente em 2024.
Sem uma garantia de sequência do grupo político que elegeu Rueda, a tendência é que o dirigente santista ofereça para o próximo técnico um contrato de curta duração, até o fim desta temporada.
Sem a promessa de um trabalho a médio e longo prazo, Andres Rueda precisará convencer o futuro técnico a aceitar um projeto de curto prazo para tentar salvar a temporada do Peixe e sem uma garantia de permanência ao fim do ano.
O primeiro nome que surgiu dentro do clube para substituir Odair Hellmann foi o de Fabio Carille, que comandou o clube de 2021 a 2022 e ajudou o Peixe na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2021.
O Santos entrou em contato com Carille, que está no V-Varen Nagasaki, da segunda divisão do Japão, antes mesmo de ter anunciado a saída de Odair.