A Rádio que é Tudo de Bom!

(17)3542-2510

Religião

Entenda como a fé altera o funcionamento do nosso cérebro

Dom Geraldo de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ), e René Dentz, psicanalista, tratam sobre o tema

Entenda como a fé altera o funcionamento do nosso cérebro
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O olhar à saúde mental está sendo cada vez mais discutido. Junto dele é debatida a importância de respeitar as condições psicológicas de cada indivíduo, além da naturalização de ações, tratamentos e práticas voltadas a esta frente.

A partir disso, devemos olhar e compreender de forma mais profunda um importante fator para a saúde mental: a espiritualidade.

É comprovado, a fé pode interferir no funcionamento do nosso cérebro. O momento em que a fé e a ciência se unem comprovam que quem crê tende a ter mais foco e esperança, por exemplo.

Ao orarmos, é natural nos sentirmos mais leves, tranquilos e de bem com a vida. Isso também ocorre quando seguimos os passos de Jesus, ajudando o próximo e levando a Palavra.

Estudos evidenciam como a espiritualidade afeta, positivamente, o funcionamento do nosso cérebro, o que explica estas sensações.

Eles mostram que a oração ativa o lobo frontal do cérebro, responsável pela concentração. Em orações profundas, a atividade desse lobo diminui, o que pode levar a sentimentos de transcendência e conexão com algo maior.

Práticas como a meditação podem produzir efeitos semelhantes, ajudando a acalmar a mente e ativar o sistema nervoso parassimpático, que promove relaxamento.

A relação com Deus e a forma como nos conectamos emocionalmente com Ele também pode refletir nas nossas relações com outras pessoas.

Atividades criativas, como a música, também podem gerar efeitos no cérebro semelhantes aos da oração, mostrando que experiências transcendentais podem ser alcançadas de diversas maneiras.

FONTE/CRÉDITOS: BBC

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )