Você sabia que pode aproveitar a sua declaração do imposto de renda para fazer uma doação a uma instituição que desenvolve algum tipo de trabalho social?
Quem tem o hábito de contribuir para causas e projetos sociais sabe que pode deduzir parte dos valores doados no ano-base no IR, mas o que muita gente não sabe é que, mesmo sem ter doado ao longo do ano, dá para destinar parte do saldo a receber ou do valor a pagar para instituições cadastrados junto ao governo federal.
Para poder contribuir, no momento da entrega do documento, é preciso, antes de mais nada, fazer a declaração no modelo completo – com a versão simplificada não é permitido.
Depois de preencher todos os dados, informar tudo o que precisa ao Fisco, o programa vai informar se você tem imposto a pagar e a restituir.
Em ambos os casos, você vai poder doar 3% do valor a pagar ou a receber para os fundos da criança e do adolescente e até outros 3% para os fundos de amparo ao idoso.
Basta clicar no campo “Doações Diretamente na Declaração”, escolher “Criança e Adolescente” e/ou “Idoso”, clicar em “novo” e seguir as orientações.
Se você tiver imposto a pagar, o valor total destinado à doação será abatido desse valor – da mesma forma, se você tiver imposto pra receber, a restituição já vem com o valor da doação descontado.
Neste ano, segundo cálculos da Receita Federal, a destinação social do Imposto de Renda pode chegar a R$ 9,65 bilhões. em 2023.
Lembrando que o prazo para a entrega da declaração já começou e vai até o dia 31 de maio. A expectativa do Fisco este ano é receber 39,5 milhões de documentos.