Terceira etapa do Desenrola Brasil será iniciada na última semana de setembro, para a renegociação de débitos de até cinco mil reais, em até 60 vezes.
Ela é voltada a consumidores negativados da chamada faixa um, com renda mensal de até dois mínimos ou que estão inscritos no Cadastro Único.
Eles poderão negociar dívidas de consumo, como água, luz e telefone, dívidas do varejo ou dívidas bancárias, contraídas entre 2019 e o fim de 2022.
O programa Desenrola Brasil foi iniciado em 17 de julho e a primeira etapa foi retirar da lista de inadimplentes quem possui débitos bancários de até 100 reais.
A dívida continua, mas a medida possibilita, por exemplo, que a pessoa volte a fazer compras a prazo ou e buscar crédito.
A segunda etapa do programa também começou em julho para clientes com renda de até 20 mil reais, mas somente para a renegociação de dívidas bancárias.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, mais de oito bilhões de reais em débitos foram negociados no primeiro mês do Desenrola Brasil.