Por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, a imunização das pessoas de grupo de maior risco, que é tradicionalmente é realizada em meados de abril, vai começar no dia 25 de março em praticamente todo o país.
Só o Norte ficará de fora. Na região, a campanha de vacinação contra a gripe será no segundo semestre devido a particularidades climáticas que influenciam a disseminação do Influenza na região.
Isso já aconteceu no ano passado. Em 2023, a população dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins foi vacinada entre novembro e dezembro.
Assim como em anos anteriores, a campanha nacional de vacinação contra a gripe vai ser feita com o imunizante do Instituto Butantan.
A vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circulam no Brasil.
A estimativa do Ministério da Saúde este ano é imunizar 75 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários por terem maior risco de contrair influenza e evoluir para um quadro grave, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, além de trabalhadores da Saúde, professores e povos indígenas.