Faltam poucos dias para a Black Friday, a sexta-feira de descontos e ofertas que movimenta o comercio varejista – uma tradição norte-americana que já se popularizou aqui no nosso país também.
Apesar de a data já estar sendo explorada pelos lojistas desde o começo do mês, os consumidores ficam ansiosos pelos grandes descontos prometidos para a última sexta-feira de novembro, data tradicional do evento. Esse ano, cai no dia 29 de novembro.
Se esse é o seu caso, é bom ficar de olho desde já.
Fraudadores costumam usar datas como essa para criar páginas falsas na internet que simulam lojas online e oferecem promoções inexistentes.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP, Jesualdo Eduardo de Almeida Junior, alerta: a principal dica para evitar contratempos nas compras online é fugir de sites duvidosos
Órgãos de defesa do consumidor também recomendam evitar as compras por impulso.
Se algo chamar a sua atenção, leia a descrição do produto, compare com outras marcas e certifique-se de que ele supre as suas necessidades. Na hora de finalizar a compra, guarde todos os documentos que comprovem a transação e fique atento ao tempo que vai demorar para o item ser entregue.
É importante ressaltar também alguns cuidados necessários na hora do pagamento
Se for usar cartão de crédito nas compras pela internet, o ideal é usar um cartão virtual. Praticamente todos os bancos oferecem esse recurso.
Pagamento no Pix também exige cuidado. Seja por meio de QR Code ou Pix copia e cola, confira sempre os dados que aparecem antes de dar o ok final para a transação – essa mesma dica, inclusive, vale para pagamentos com boletos.