A Black Friday 2023 deixou a desejar para o setor de e-commerce.
Resultados preliminares de monitoramento de 2,5 mil varejistas realizado por empresa especializada em mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil revelou queda nas vendas relacionadas à data este ano, em comparação ao ano passado.
E o faturamento, claro, também caiu.
A queda nos ganhos do comércio digital durante a Black Friday foi de aproximadamente 14,5%, e o total faturado não chegou a R$ 5 bilhões – uma decepção para o setor, que esperava algo em torno de R$ 7 bilhões.
O percentual de queda em relação ao número de pedidos foi ainda maior, beirando 16%.
Ao todo, de acordo com o monitoramento, foram feitos, nesta Black Friday, considerando as compras concluídas até às seis da tarde do último domingo, 7,6 milhões de pedidos em sites e aplicativos de compra online.
A categoria liderou o número de pedidos e o faturamento desta edição da Black Friday foi a de eletrodomésticos, representando 20,7% dos ganhos totais.
Na sequência, vieram os segmentos de eletrônicos e telefonia.