A ação é movida pela Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos.
A Amazon teria utilizado um algoritmo que se chamada Projeto Nessie para alterar os preços e manipular o mercado.
Dessa forma, teria aumentado o lucro obtido em diversos produtos de várias categorias de compras de regiões dos Estados Unidos.
O projeto funcionava assim: testava preços e avaliava o quanto a Amazon poderia mexer no valor dos itens em um determinado local do país e fazer com que os concorrentes seguissem o preço.
Como o site domina o comércio eletrônico, as outras lojas acabavam aumentando os valores dos produtos e quem arcava com o preço mais salgado era obviamente o consumidor.
De acordo com a investigação, quando os concorrentes não acompanhavam a alta da Amazon o algoritmo voltava o preço do item para o original.
Esse projeto também fazia com que o site igualasse um valor com desconto oferecido por outro site e fazia com que o concorrente reduzisse ainda mais o custo do produto.
Para a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos, os efeitos nos preços do varejo prejudicaram os consumidores e tiveram impacto nesse modelo de negócio e na economia. A Amazon nega as acusações mas dificilmente deve escapar de uma multa.